Aprendendo sobre a cultura Índigena
Olá crianças e famílias
Vocês estão bem?
Nessa semana iremos aprender um pouco sobre a cultura INDÍGENA
Antes de começar vamos entender a diferença entre as palavras ÍNDIO E INDÍGENA...
Vocês estão bem?
Nessa semana iremos aprender um pouco sobre a cultura INDÍGENA
Antes de começar vamos entender a diferença entre as palavras ÍNDIO E INDÍGENA...
Segundo o escritor Daniel Munduruku , doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), embora empregadas usualmente como sinônimos, não existe uma relação direta entre os significados de “índio” e “indígena”.
De acordo com Munduruku, a palavra “índio” não possui um significado definitivo entre os dicionários. Muitas vez, está associada a diversas características negativas como selvagem, atrasado, preguiçoso, canibal, estorvo, etc. A expressão “indígena”, por sua vez, retira os aspectos negativos e associa-se diretamente a ideia de “original do lugar, nativo”.
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.
Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.
A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 724 Terras indígenas, de norte a sul do território nacional.
Nesse site temos várias informações sobre os povos indígenas
Agora vamos assistir esse vídeo para aprender um pouco da cultura indígena
Gostaram de aprender um pouco da cultura indígena
Vocês podem fazer um registro do que aprenderam e enviar no nosso
e-mail : 5djereissati@gmail.com
Com carinho
Professora Débora
Comentários
Postar um comentário